quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

crónica Focus

3 comentários:

  1. Sou a conservadora do museu instalado no Paço Ducal e Castelo de Vila Viçosa, que tem como dia de encerramento as 2ª feiras e as 3ªs de manhã. Os espaços estão abertos todos os fins de semana em horário que pode ser consultado em www.fcbraganca.pt, são propriedade privada e não recebem quaisquer apoio ou subvenção do Estado para conservar, manter e facultar o acesso público ao museu.
    Com os melhores cumprimentos,
    Maria de Jesus Monge
    Museu-Biblioteca da Casa de Bragança

    ResponderEliminar
  2. João Paulo de Vilhena Baptista12 de dezembro de 2009 às 11:26

    Como me deu a entender, até e-mail tem. Concordo plenamente, pois é um alvo de busca para tudo hoje em dia, inclisive MUSEUS. Peço desde já que não compare um MUSEU a um centro comercial (falta de bom gosto ou de pouco conhecimento). Sabendo que ia a Vila Viçosa, excelente CIDADE, para visitar os museus, porque não consultou as horas e datas de funcionamentos desses locais pela "net"? Sabe como se chega lá? Claro. Tudo na vida tem um horário inclusive um MUSEU, até os funcionários os têm.Não sei se conhecia, esse detalhe. Abençoado, o Meu colega que A permitiu visitar, mesmo fora do horario. Sabe como trabalha um MUSEU?Como diz, é triste... . Triste é sobertudo, pessoas que nunca sairam de casa e que tentam visitar algo de culto numa cidade, e que ao lá chegarem, possam encarar a situação... FECHADO . A Senhora fala-me de um modo, na realidade pouco conhecedora sobre Museus, e MUSEUS. Museus particulares, museus de fundações, museus Municipais e até familiares. Procura, MUSEUS para entrar gratuitamente? ou procura MUSEUS, onde o que paga, é simbólico, pois não consegue pagar, com essa entrada, nem dá para pagar a " esses que não fazem a ponta de um corno", e que não é a Senhora que os paga, nem a manutenção de um MUSEU. Acredito que existem casos, como a Senhora critica ( funcionários publicos ), que trabalham nos museus, mas Eu também trabalho num MUSEU MUNICIPAL. E digo-lhe, porque me ofendeu. Não tem razão, conhecimento, estudos, nem gosto para falar assim.
    Todos os MUSEUS têm um livro de reclamações. ESCREVA. Mas antes de sair de casa confirme se estão abertos, horas e dias, na "net ou telefone". Não me venha dizer se viajar, vai directa a um Hotel, e chama tudo ao recepcionista, porque já não tem quartos, e ainda lhe pede para mostrar como é um quarto ou uma suite. No" MEU MUSEU" como gosto de O chamar, tenho o maior respeito, educação, explicar ao pormenor, de tudo sobre tudo, e sentir que visitantes que venham apreciar a cultura local, saiam deste " MEU ESPAÇO" com uma forte e conhecida história, de tudo o que pela Cidade passou. Atendo de tudo. Só para irem aos WC, que em geral ficam impróprios, para o próximo utente, e SOU EU que os lavo, Tias a pedirem borlas, tios de 40 que se dizem reformados, estudantes ou professores... Sabia que existem descontos... .? Venha visitar o meu MUSEU, mas consulte a net, ou um telefone. Se quiser, ou tiver filhos, inscreva os nos nossos programas educacionais. Mas atenção, não somos cresce. Os Pais acompanham as actividades. Todos os primeiros sábados de cada mês. CONSULTE-NOS , e já agora, já saiu de Portugal, para ir directamente a um MUSEU?, seja onde for? Qual será a Sua profissão? O problema não é só Seu. São os Espanhóis, Belgas, Franceses, Europeus e de tudo e todos os Paises, que talvez não tenham conhecimento, do maravilhoso deste Pais, e que têm mais conhecimento de horas e datas do que a Senhora. Lamento o Seu desconhecimento. João Paulo de Vilhena Baptista. ( E sou eu que Lhe estou a responder, com a maior educação (tento) , mas lamento a Sua critica, ou melhor, não a soube expor). Abraço amigo e visite-Nos

    ResponderEliminar
  3. ola boa tarde! abro uma excepção para lhe responder pois admiro quem dá a cara e não se esconde num anonimato qualquer.

    1. Fui a VV sabendo o horário do museu da caça para o qual todo o espolio foi cedido pelo meu tio paterno.
    2. Cheguei à hora certa 12H30( depois de saber atempadamente o horário ). O museu que é pequeno e bonito encerra às 13H.
    3. pago sempre os museus que visito e faço -o frequentemente.
    3. Tenho pena que, com museus maravilhosos por este país fora, tenham tanta dificuldade em atrair publico.
    obrigada pela crítica construtiva. Espero que também tenha respondido ao artigo no Expresso que foca exactamente o mesmo tema! MJ

    ResponderEliminar